21 de julho de 2014

Os melhores sítios para comer marisco by Uva Passa

 
E porque eu sou a vossa melhor amiga, e porque sei que muitos de vocês estão neste momento de férias, e as férias existem, naturalmente, para aproveitar o melhor que a vida tem para nos dar, deixo-vos uma lista muito pessoal de alguns dos melhores locais em Portugal para comer marisco, sem se preocuparem com a frescura e com o bom atendimento.
Quero referenciar-vos ainda, e nomeadamente, que espécie de mariscos se devem comer, e em que local é melhor come-los, já que o marisco deve comer-se bem fresco, se possível acabado de apanhar, e por isso mesmo é que comer lapas no Porto não é a mesma coisa que comer lapas nos Açores, assim como não é igual comer percebes em Sagres ou em Chaves. Deliciem-se.


FIGUEIRA DA FOZ
Forte de Santa Catarina - O prato mais procurado é o rodízio de marisco. Cada pessoa pode servir-se à discrição de mariscos de várias espécies e de frescura irrepreensível, cozidos na hora, está claro; a composição do prato é variável, de acordo com o que o mar dá, mas quase sempre inclui camarão da costa, gambas do Algarve, sapateira e percebes; têm de ser duas ou mais pessoas, pagando cada uma €18,50 pelo prato (s/ bebida).
Av. 25 de Abril, Tennis Club, Figueira da Foz
T. 233 428 530
Encerra à terça



MATOSINHOS
Casa de Chá da Boa Nova - Na praia de Leça da Palmeira, entre rochedos, sobre o mar, encontra-se uma das obras mais emblemáticas obras do arquiteto Siza Vieira. Têm viveiros próprios de marisco, o que é bom para a pequenada ver, onde há sempre santolas, sapateiras, lagostas e lavagantes para cozinhar ao momento. Também nunca faltam amêijoas legítimas e gambas, quase sempre servidas como entrada, umas à Bulhão Pato, outras com alhinho.
R. da Boa Nova, Leça da Palmeira
T. 22 995 1785
Encerra domingo

Rincão do Mar - Os mariscos não aparecem no expositor, porque passam directamente do viveiro para a cozinha, excepto os congelados tradicionais como, por exemplo, o camarão-tigre. Na frescura, são insuperáveis, vai daí, que vale muito a pena.
Av. Serpa Pinto, 204-208, Matosinhos
T. 22 938 5639/40
Encerra à segunda



PORTO
Churrascão do Mar - Nas entradas camarão (à paulista, na frigideira, no "espetinho", em cocktail, tropical, com abacate), amêijoas à Bulhão Pato e ostras ao natural (schlep shlep), tudo muito apetecível e (dizem) afrodisíaco. Nos mariscos: parrilhada, que é excelente, tal como a lagosta à Thermidor, mas também há lavagante, camarão-tigre e camarão gigante na brasa.
R. João Grave, 134, Porto
T. 22 606 8458
Encerra ao domingo



CASCAIS
Beira Mar - À entrada, dá gosto ver o aquário de mariscos, oriundos de viveiros próprios e saborear as amêijoas à Bulhão Pato, a sapateira recheada, as gambas al'ajillo, a santola, os mexilhões à portuguesa (com molho de tomate, cebola, pimento) ou à marinheira (com natas, cebola, alho francês) e outros mariscos geralmente servidos como entrada.
R. das Flores, 6, Cascais
T. 21 482 7380

Encerra à terça
Eduardo das Conquilhas - Tem uma fama tão grande quanto a fila de espera que existe para comer as famosas conquilhas e muitos outros mariscos. Apesar da demora, o resultado final (re)compensa. A fazer as delícias de todos os apreciadores de mariscos e bons petiscos desde 1965.
R. Capitão Leitão, Lt. 8, Parede
T. 21 457 3303
Encerra à quarta

Monte Mar - Sob as rochas, em tanques de água salgada, à boca do mar, tem viveiros próprios com bruxas, lagostins, lagosta, lavagantes e sapateiras. Estes e outros mariscos que não carecem de viveiro, como os percebes, as gambas da costa, os carabineiros, as ostras e as amêijoas são propostas de entradas irrecusáveis. As gambas da costa ainda quentes da cozedura com sal grosso e maionese; as amêijoas legítimas, grandes e frescas, à Bulhão Pato, à espanhola, à marinheira (em molho de natas com alho francês) e ao natural; as saladas de lagosta e de lavagante; a lagosta grelhada, ou suada com o arroz rosado, a casquinha de sapateira recheada, os carabineiros com alhinho na frigideira.
Estr. do Guincho, Oitavos, Cascais
T. 21 486 9270
Encerra à Segunda



ERICEIRA
Mar à Vista - Está encostada à praia dos Pescadores, no centro da Ericeira, quase sobre o mar. O motivo de atracção é o marisco, razão pela qual, mal nos sentamos à mesa, aparece um pratinho com percebes e camarão da costa. Tem tudo muito fresco, exceção feita ao camarão-tigre de Moçambique, que é o único marisco congelado (por razões obvias).
R. de Santo António, 16, Ericeira
T. 261 862 928
Encerra à quarta

Marisqueira de Ribamar - Na "curva do moinho", como é conhecida por todos os comensais da região, a relação qualidade/ /preço é a grande mais-valia desta casa mais afastada do circuito mediático das marisqueiras da Ericeira. Comece com amêijoas à Bulhão Pato, sapateira recheada ou camarão e prossiga com uma mariscada composta por vários produtos do mar. Também há marisco ao peso.
EN 247, Santo Isidoro, Ribamar, Ericeira
T. 261 862 441
Encerra à quarta ao jantar e à quinta



LISBOA
O Paco
Situado em frente à FC Gulbenkian (á Praça de Espanha), serve um dos melhores mexilhões à espanhola que comi até hoje.
Se pedirem as gambas panadas com molho branco, vão ver que não querem outra coisa.
Tem o problema do estacionamento, mas na verdade, uma vez ultrapassado esse qui pro quo, é um dos melhores sítios de lisboa para se comer marisco.
Avenida Berna 46, 1050-042 Lisboa
21 797 1653

Ramiro
Na montra vêem-se mariscos frescos e muito apetecíveis. No interior, onde as mesas se alinham de forma a aproveitar ao máximo o espaço disponível, estão mais dois mostruários que prendem o olhar ao colorido das lagostas, lavagantes, lagostins, gambas (tigre, do Algarve, etc.), carabineiros, camarões (de Espinho), santolas, sapateiras, navalheiras, búzios, canilhas, percebes, ostras e muito mais. A cozinha sabe tirar partido da categoria dos mariscos, levando-os a cozer ou a grelhar no ponto certo. Não fazem reservas e está sempre cheio. Mas vale muito a pena. É o n.º 1 em Lisboa centro.
Av. Almirante Reis, 1 G-H, Lisboa
T. 21 885 1024
Encerra à segunda

Sete Mares - Está normalmente cheio. À entrada vê-se uma bancada com peixe e, dentro, tem um aquário com mariscos. Para entrada, o camarão de Espinho, as gambas da costa (são as brancas) ao sal, as amêijoas à Bulhão Pato, há canilhas, percebes e lagostins vivos para cozer ao momento, entre outras boas propostas.
Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 108 A, Lisboa
T. 21 727 2385
Encerra ao domingo



ODIVELAS
A Gruta - É a mais conhecida marisqueira da zona. Serve bem, com simpatia e tem quase sempre coisas muito bem preparadas. É uma casa com várias décadas de experi~encia e o preço é bastante salutar.
Rua Bombeiros Voluntários 53, 2675 Odivelas
21 931 3013

Florbela - É onde vou sempre, por ser perto de casa e por ser a minha marisqueira favorita. Não falha nada. Bom atendimento, marisco muito fresquinho e uma sala bastante soalheira. Vale muito a pena.
Rua de Angola, Nº6 , Olival de Basto
Odivelas (2620-035) - Lisboa
        
219370308


SINTRA
Adraga
O dado essencial da cozinha é a qualidade dos produtos, em especial os mariscos e os peixes, "às vezes acabadinhos de pescar e ainda a saltar". Bons mexilhões, mas só quando o mar permite a sua apanha. E não faltam outros mariscos, irrepreensíveis na sua frescura e bondade: amêijoas (à Bulhão Pato e à D. Suzete, estas com camarão, também muito boas), canilhas, percebes, santolas, sapateiras, lagostas, lavagantes, etc.
Praia da Adraga, Almoçageme, Colares
T. 21 928 0028
Não encerra

Piscinas das Azenhas do Mar - Boa cozinha à base dos produtos do mar. Há sempre mariscos apetecíveis, como as amêijoas, os percebes, a gamba nacional, as bruxas, a sapateira recheada, a lagosta da costa e o lavagante, visíveis no viveiro.
Azenhas do Mar, Sintra
T. 21 928 0739
Não encerra



ALJUSTREL
Cervejaria O Cabecinha - Fica no centro da vila de Aljustrel esta casa bem conhecida por terras alentejanas, parcas em locais de qualidade para comer marisco. O expositor de grandes dimensões exibe os diversos mariscos como as navalheiras, o camarão, a lagosta, o lavagante, os percebes ou as santolas, tudo fresco e bem confecionado.
Av. Antero Quental, 22, Aljustrel
T. 284 601 517
Encerra ao domingo



ALMADA
Amarra ó Tejo - O jardim do velho castelo de Almada, sobranceiro ao Tejo, oferece um panorama espetacular de Lisboa. Da ementa, salientam-se as amêijoas ao natural ou à Bulhão Pato, percebes, gambas cozidas ou al ajillo e camarão-tigre.
Jardim do Castelo, Almada
T. 21 273 0621
Encerra à segunda e terça ao almoço



SESIMBRA - MECO
Celmar - Localizado mesmo na rua principal do Meco, em frente ao mítico bar da Maria Adelina, o Celmar apresenta-nos uma variedade de marisco a muito bom preço. A esplanada é bastante convidativa.
Foi um dos melhores restaurantes onde jantei numa passagem de ano.
R. Central do Meco, 3, Aldeia do Meco
T. 21 268 3704
Encerra à segunda

O Domingos - É uma espécie de ex-líbris do Meco. Está sempre abarrotado no verão, principalmente porque oferece os melhores petiscos da zona: amêijoas, camarão, mexilhoes à espanhola, enguias, choco frito, e tudo muito bem confecionado. Talvez por isso precisem de ajuda. Ali, são os clientes a pôr a mesa e a levantarem-se para ir buscar as travessas. Se ouvir um grito "Mexilhões, quem pediu?" não se assuste, é assim que a coisa funciona. E bem, a avaliar pelas muitas pessoas que se deliciam com as iguarias ali servidas.
R. Comércio 26/26 A, Aldeia do Meco
T. 21 268 3511
está aberto ao fim de semana e feriados. E é pena.



SESIMBRA - CENTRO
ModestoDe certeza que vai encontrar amêijoas, camarões e mexilhões. Nos dias de mais sorte, ainda pode apanhar canivetes, conquilhas, lapas. A confeção há de ficar ao gosto do cliente. Prove também as saladinhas, com destaque para a de búzios. O choco frito ou as enguias, para acompanhar também é uma opção delicioso. E o atendimento é muito cosy.
Largo de Bombaldes 4,
2079 Sesimbra
Não encerra.


ZAMBUJEIRA DO MAR
Azenha do Mar - É dos restaurantes mais concorridos da zona e faz, inteiramente, jus à fama que tem. Esqueça a decoração, o mais importante é mesmo a comida. O marisco, entenda-se. Ao natural ou cozinhado, mas sempre fresco. As sapateiras têm muita saída, assim como o arroz de marisco que dá para quase uma família. Os preços são imbatíveis e não fazem reservas. Grandes noite lá passadas.
Praia da Azenha do Mar, Brejão, Zambujeira do Mar
T. 282 947 297
Encerra à quarta



VILA DO BISPO
Café Correia - Casa com muita tradição no barlavento algarvio. É em Vila do Bispo que se comem os melhores percebes apanhados na Costa Vicentina, cozidos na hora, chegando à mesa ainda a fumegar. Santola, sapateira, camarão na frigideira ou camarão guisado são outras opções.
R. 1.º de Maio, 4, Vila do Bispo
T. 282 639 127
Encerra sábado o que para quem passeia de fim de semana é inconveniente.

 

12 comentários:

  1. Sabes o que é que me deixa preocupada? É que da tua lista só não conheço 3 (as de Odivelas e a do Porto)...
    Falta o Luis na Nazaré e o Rui em Silves.

    ResponderEliminar
  2. És doente! Também estou preocupada... Pensei que era espécime único, afinal...

    ResponderEliminar
  3. Cê sabe que eu amo você, não sabe? (pois que já o escrevi, aqui).
    Agora ao que interessa: conheço, porque morro por marisco (morro mesmo, uma vez ia-me indo "pour cause" dum namorado mãos largas que me disse o indizível: come até morreres...e ia "fondo"), que tens toooooda a razão.
    Noutro poste, ali mais abaixo, vi a tua foto e pensei: raisparta a gaija que, para além de pilhas de piada, é gira cumó caraças. E, depois, não comentei :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela loira não sou eu... era incapaz de usar uma franja. Hahahahaha! Minha querida, tu és um doce de miúda pá! Um dia ponho aqui uma foto minha para tu veres o que é uma Uva gira nas horas!!!!! Aquela foto é só mais uma do meu artista fetiche, o Andy Warhol.

      Eliminar
    2. Eu achei, mesmo, que tinhas "adaptado" (à lá Palmier" :D ) uma foto tua ao estilo Warhol, que também adoro.
      Mas, é claro, ézainda muito mailiiinda, poistáclaro :D

      Eliminar
  4. Esqueci-me de um na Lorrinhã, com viveiros abertos ao público. Acho que se chama Frutos do Mar e quando eu era miúda tinha uma uma tartaruaga que era quase o ex-libris daquilo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tartarugas, tanto que havia a dizer sobre tartarugas em restaurantes...
      Bom, afinal não há assim tanto. É que havia um chinês em Telheiras que tinha muitas num lago no meio da sala. E eu pensava, que pensava: será isto o equivalente ao aquário do Ramiro"?!
      Er...

      Eliminar
    2. O meu avô era da Lourinhã e fui lá muitas vezes. Tenho uma foto da minha mão cheia de anéis de ouro (credo) a fazer festas nessa bichana. Depois dele morrer nunca mais lá fui, e realmente tenho muitas saudades... é um facto... esta coisa do marisco é sobretudo por causa dele.

      Eliminar
  5. Conheço alguns!!! E também conheço o "Ti Domingos"...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é uma granda malha! Tou lá batida no verão, especialmente depois da praia! O Bar do Peixe também é bom, mas à noite é melhor, para dançar.

      Eliminar
  6. Maria João Oliveira22 de julho de 2014 às 12:14

    Belo post! Agradecimentos.

    ResponderEliminar