23 de junho de 2014

Responsabilidade penal para políticos? Sim! Para quando? Para ontem...


Esta fotografia mostra na perfeição o que é (e como está) a Lagoa de Albufeira (Sesimbra).
Está muito bom de ver (e só não vê quem não quer) que a situação é para cima de muito grave.
E nem é preciso ser muito esperto ou versado nas lides marítimas, para constatar isso mesmo.
Temos portanto, uma Lagoa totalmente assoreada, ou seja, obstruída com areia, onde a entrada de água do mar salgado (abertura), que alimenta toda a zona lagunar, onde se incluiem os peixes, os moluscos, a flora, fauna e comerciantes que por ali fazem a sua vida, tentado sobreviver como podem, está completamente comprometida.
Aliás, está a Lagoa fechada vai para 3 semanas, e agora o que temos é isto, esta maravilhosa notícia. O delegado de saúde interditou a Lagoa a banhos, coisa nunca antes vista. 
A água do mar não entra, a água da lagoa não é renovada, os peixes que lá foram desovar o ano passado, coitados, quase a pedir boleia os pescadores para os levarem lá para dentro, este ano não conseguem de lá sair. E morre tudo, porque o que entra tem de sair e fazer-se à vida. A Lagoa é só uma maternidade, não tem liceu nem 12º ano.
Para além deste atentado à natureza, as pessoas chegam à Lagoa com os miúdos, e o que vêm é uma água mijona, com peixes mortos por todo o lado, espuma amarela e a guerra dos cagalhotos.
Mas as pessoas não sabem e não percebem (porque não estão lá todos os dias), que a maré não enche e nem vaza, e continuam de rabo para o ar a retirar da Lagoa aquilo que tem de melhor. As amêijoas. E depois? Depois vão agarradas à barriga e ao estômago, chatear os médicos do Garcia de Horta, com grandes intoxicações alimentares derivadas da incompetência destes nossos amigos do governo. 
E perguntam os meus caros leitores, porquê, porque é que se mata assim a natureza e a vida de tanta gente? E eu, amiga, com a minha serenidade habitual, respondo: porque os senhores que mandam nestas coisas do país, nomeadamente os presidentes das Câmaras e quejandos, estão-se nas tintas para os peixinhos, os moluscos, os comerciantes, e para tudo o que diga respeito à Lagoa, porque os manganos dos turistas, essa gentinha execrável cheia de ideias naturistas sem interesse algum, podem no limite, preferir ir para a Lagoa natural, calma, e sem confusões, ao invés de se irem encafurnar em Sesimbra, onde só há lugar para três toalhas e dois chapéus de sol. E eles, os senhores de Sesimbra, não gostam nem um pouco disso, porque em Sesimbra é que se aposta o tudo por tudo, é que se fazem hotéis nas escarpas mais perigosos desta vida, é que se fazem plataformas de mergulhos ao largo, é que se vendem bolinha de berlim certificada no areal, e que se lixem as aves migratórias, os pescadores, a costa marítima, a orla costeia, o POC, a REN e estas coisas que só servem para lixar os pobres da Lagoa, danados que estão para roubar o turismo à Vila-magna de Sesimbra, coisa-mai-linda da mamã.
Pois então que não se abra a Lagoa, e se calha abrir, vá, hoje até estamos bem dispostinhos, é só por dois dias, porque não há maneira de dragarem aquilo, de desassorear, de limpar, de tratar.
Havia de ser eu a mandar, caramba.
É que nem importava de ir contar os peixinhos mortos e os cagalhotos que se vão encontrando na margem, mais as garrafas de vidro, os pregos, as cordas, os barcos de voltados de borco há mais de 20 anos a apodrecer, para aplicar a mesma multa que querem agora aplicar às pessoas que forem apanhadas a nadar na lagoa, por cada presente dos atrás referidos.
Fazem a merda, e depois multam as pessoas para as fazer pagar pela merda que eles fazem.
Multas entre os 400,00€ e os 2 500,00€.
Não se afogam em pouca água.
Cambada de anormais, indecentes.


 

1 comentário: