27 de março de 2014

Eu também quero ser...

ALPINISTA SOCIAL!
 

- Alpinista Social?
- Sim, e olha que é um grande investimento.
- Ai sim, então conta lá. Estou a precisar de up-grade na minha vida profissonal.
 
Começa bem. Não é dificil entrar no curso e a média de entrada é simples: 86–60-86.
86 na anca, 60 de QI, 86 de peito. Nem é precio estudar muito para passar nos pré-requisitos. Se conseguires conjugar a farta cabeleira a um curso de formação em unhas de gel ou extensões de cabelo, tens a parte mais dificil feita. Depois só precisas de treinar o passo em cima dos andarilhos de sola vermelha. Se conseguires fazer um evento inteiro sem te esbardalhares no chão, tens pelo menos o 1º semestre garantido.
A maior parte das aulas é ao ar livre. Alternas entre esplanadas, festas à beira rio e jardins de residências particulares. Neste aspeto o inverno é pior, já que o curso obriga a pouca roupa.
Só depois das cadeiras teóricas é que se passa para as aulas práticas indoor. Estas aulas são sobretudo dentro de bólides de grande celindrada, (que já não têm travão-de-mão para atrapalhar a matéria), ou em hotés de 7 estrelas (das normais) e três cabeças de alho estrelas  michelin.  
A especialização com mais saída é "Alpinismo Desportista", ou seja, jogadores da bola. Este nicho de mercado é de fácil angariação já que andam todos a apanhar... bolas. As vantagens em investir neste público alvo vão muito além da compensação monetária, já que os constantes estágios, treinos, viagens e reuniões para jogar PES, deixam-lhes pouco tempo para vidas familiares aborrecidas, e em compensação muito espaço de manobra para subires a outras montanhas. No final da especialização, o nome do titulo académico é 'Licenciatura em Maria-Chuteira'. Esta vertente de ensino dá também para trabalhar com os árbitros principais ou com os fiscais de linha, coisa que, se antigamente não valia um chavo, hoje em dia, até o apito é doirado.
Para a especialização em Treinadores, investe-se um bocadinho mais, mas sendo a recompensa final de alguma monta, estudar mais dois ou três meses é peaneurs
Também há especialização em Chefs de Cozinha. As aulas são todas naqueles hotéis lá de cima, sobretudo as práticas. O único senão é que o público alvo vive enfiado nas cozinhas e a grande maioria não vê 'as partes' à demasiado tempo, pelo que a vertente de ensino, ou é em Chefs de nova geração, tipo Avillez, ou então, se nos calha um pançudo, corremos o risco de ficarmos esborrachadas lá debaixo, como um alho no almofariz.
Decisão tomada ao nível da licenciatura, é só fazer a matrícula com um nome sonante.
Podes usar o nome original, mas não chega. Cinco é pouco, talvez uns quinze de enfiada dê mais elan. Sim, porque nestes casos o que interessa é fazer número e passar no mínimo 20 minutos a dizer o nome.  Na fase da 1ª entrevista com o desgraçado escolhido, ajuda bastante a passar o tempo.  Foge-se ao  desenvolvimento de outros temas, nomeadamente culturais, o que para o caso não interessa nada, e passa-se logo à acção. Agora, se os queres ver felizes, é levá-los a churrascos com amigos, onde jogam à bola descalços, a discotecas em Alcochete, ou a visitar 'standéres' de carros desportivos, logo é nisso que deves investir.
- Caramba! E quando é que me posso inscrever?
- O mercado de Inverno está fechado. Depois das competições mais importantes, tens mais chance de entrar. É nesta altura que eles voltam a casa e descobrem que as chuteiras que lá tinham, andavam a jogar noutros campeonatos... 
- Pois... e já agora, aquela lá em cima, na foto, não é uma cabra alpinista?
- É .... não é isso que são todas?

Mulher que se preza,
ajoelha e reza,
Para ser a alpinista social.
 

4 comentários: