14 de fevereiro de 2014

Pão nosso de cada dia..

O pão, especialmente o pão alentejano, aquele que se aguenta 15 dias sem sair beliscado no sabor,  é desde miúda o "petisco" que mais gosto de comer, e sempre com grande prazer.
É daquelas coisas que me enche a blusa, o ser e a alma e que, se feito dentro de portas, fresquinho, para se derreter tão somente numa manteiga de azeitão, ou numas azeitonas pisadas, é dos melhores pretextos para juntar os amigos à mesa, tertuliar e degustar, se possível na companhia de um bom queijo, de uma boa chouriça, e de um vinho, desses que se fazem cá na casa. 
 
 
 
Não sou a única a quem o pão deixou há muito, uma marca indelével e vincada na memória, sobretudo para aqueles que viveram os tempos do Alentejo das nossas avós, que de lenço na cabeça e mãos experientes, amassavam a massa e manejavam a pá e o fogo do forno, como se tal tarefa fosse magna, e de todas a mais importante, daqueles tempos agrestes e rudes, mas ainda assim, envoltos em grande magia.
Tenho maravilhosas memórias de criança à volta do forno de lenha, e vejo, como se fosse hoje, a minha bisavó fazer bolinhas pequeninas de pão, que eu molhava no azeite com alho e sal, ou barrava com banha de porco salpicada de açucar.
E porque é do pão que reza a história, decidi deixa-vos um endereço onde podem deliciar-se com o grandioso manjar. A "Zine de Pão", surgiu nas minhas longas deambulações virtuais e não só, numa altura em que sonhava ter uma mercearia gourmet.  Encontrei por acaso um blog novinho em folha (agora com 4 anos) de um padeiro amador, emigrante em França,  fascinado por pão e especialmente pelo pão feito de um modo artesanal, em casa.
É um blog muito interessante, que através de filmes, fotos e links interesantes sobre o tema, nos transmite de forma simples as técnicas que já foram por ele  testadas, uma e outra vez, e nos ensina pequenos truques de como fazer pão no forno da nossa casa, tão delicioso como se de um forno a lenha se tratasse.
Não se acanhem e explorem bem o blog, especialmente nas postagens mais antigas onde podem ver como se faz o delicioso pão alentejano com aquele saborzinho a azedo, e onde há lugar, evidentemente, para as pizzas, os croissants, as baguetes e tudo e tudo.  
Deliciem-se Aqui!!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário