29 de janeiro de 2014

E as mitocôndrias? Já alguma vez pensaste nisto?

Nunca falei aqui de investigadores, mas tenho-lhes grande apreço.
No fundo são eles que matam o meu sofrimento e a minha morte, todos os dias. E isso é algo que nem Deus consegue fazer.
Posto isto, pensei ser útil falar aqui de uma migalhinha, uma ínfima parte de nós.  As mitocôndrias.
As mitocôndrias podem ajudar o investigadores - especialmente os que se dedicam à área da oncologia - de forma indireta.

Explica lá o que é a mitocôndria.
A mitocôndria é o aparelho produtor de energia que está dentro do músculo, dentro das células. Quanto maior for esse aparelho de produção de energia, melhor o nosso corpo se defende das doenças, regenera a energia. Como é que se cria esse aparelho? Criando músculo.
A pessoa que não faz movimento vai perdendo o músculo e, consequentemente, vai perdendo esse aparelho produtor de energia. Há investigação que diz que um dos primeiros problemas que aparece em doentes com cancro, é a alteração deste aparelho. Quando alguém diz: "Estou muito cansado, não consigo fazer nada. Vou à rua dar uns passinhos e quando entro em casa, deito-me logo no chão, a arfar!".
Isto é um sinal de que algo está muito mal.

Os tubarões não têm cancro exactamente por causa disto.
Devido à ausência de bexiga natatória - que permite aos peixes imobilizarem-se na água - os tubarões estão sempre em constantemente movimento.
São muito ricos em mitocôndrias. Quanto menos tivermos disso, mais vulneráveis ficamos.

E então?
Se muita gente adoecer, fica mais dificil aos investigadores descobrirem a cura. O cancro ao evoluir durante muitas gerações, fica mais agressivo, mais esperto.
Se comeres mal, se não te mexeres, se não estiveres feliz, se não encontrares uma integração social que te satisfaça, não vais arranjar essa energia, nem alimentar as tuas mitocôndrias, muito menos a fortalecê-las.

Fica atento ao teu cansaço, mexe-te!
... and think about mitocôndrias.
Elas podem salvar a tua vida.

(Este post é para todos e especialmente para mim, que não faço exercício desde os 14 anos. As minhas mitocôndrias estão por um fio, bem sei...) 

Sem comentários:

Enviar um comentário