8 de fevereiro de 2015

Tenho a casa fria

Este fim de semana tive cá a minha mãe a almoçar.
A minha mãe é aquela pessoa estranha que vocês já sabem: 'a doidinha dos animais'.
Desconfio mesmo que se a minha mãe tivesse um blog... bom, havia de ser muito fofinho...
Mas as mães quando vêm a nossa casa, nunca vêm só para comer.

A tua casa sem um único bichinho é uma casa muito triste, filha. A menina precisa de um bichinho para cuidar, para ter, nem que seja uma tartaruga, um grilo ou um caracol. Porque não se decidem por um animal? A mãe fez sempre questão de ter animais para tu entenderes a importância do cuidar, do tratar, sempre teve animais que tu gostavas tanto. Não percebo essa tua insistência de manteres a tua casa tão vazia, tão fria.
 
Fiquei triste.
As mães são peritas nisto de meter folhagem seca na fogueira das dúvidas, caruma no fogo da comodidade e achas no braseiro do egoísmo.
Tenho muitas saudades de ter um animal, e no entanto aqui estou eu, atulhada em dúvidas mesquinhas, que a minha mãe aqui veio plantar, relacionadas com o meu comodismo e com o meu egoísmo.

Mas se vejo um animal fico encantada, pois claro que fico.
Derreto-me com esta afeição pelos animais, que têm certas pessoas. 
E eu sou uma pessoas dessas.
E derreto-me nestas parecenças, nestes estares e nestes olhares que têm certos bichos, onde encontramos pessoas, conhecidos e amigos.
'O teu cão é a tua cara!' 
'Até a andar se parece contigo.'

Há animais cheios de personalidade, cheios de humor, capazes de virar uma família inteira do avesso só para os tratar, para os encontrar.
Os animais são anjos que vieram para nos proteger, para nos amar, incondicionalmente.

A casa está fria.
Porque será que resisto? 
Preciso mesmo de pensar nisto.
 


















 Créditos das imagens e ARTISTA: Aqui! 


E por último o meu gato Siberiano, de quem sinto tanta falta.

53 comentários:

  1. Respostas
    1. No caso não é bem isso, sabes. É mais deixar o bichinho dias inteiros fechado em casa, ou os passeios matinais e noturnos, e essas coisas que mudam a vida das pessoas.
      Eu tenho um horário horrivel, e há dias que às 21h ainda nem cheguei a casa... e os animais precisam de atenção.
      Mas por outro lado, não há nada melhor do que ter um animal.
      Acho que estou a ser infantil e não quero assumir esta responsabilidade...
      Não sei o que é. Quando descobrir será mais fácil decidir.
      Ando nisto há meses..

      Eliminar
    2. A mim parece-me uma excelente explicação e não deves andar "na dúvida" por opiniões de terceiros.
      Quem me dera um emprego que me permitisse alugar um apartamento no 10 andar de uma cidade qualquer, é que nem plantas lá havia!!
      ...talvez um ou dois cactos. Não sei porquê, acho piada.
      Os cactos, são como as mulheres! ...bonitos, mas um gajo está-se sempre... "a picar"!! ;)

      Eliminar
    3. Hahahahahaha. As mulheres não picam.
      Mas algumas dão umas dentadas.
      Adorava ver-te alugar um apartamento no 10º andar. Eu cá fazia uma festarola aqui no blog.
      Era mesmo bom, não era SOG?
      E que formação tens tu?

      Eliminar
  2. Tenho a impressão que ia gostar de conhecer a tua mãe :-)

    ResponderEliminar
  3. A minha gata está neste momento a aquecer me os pés !:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, vá, faz fosquinhas à Uva....
      Isso não é crime? Usar as peles verdadeiras de animais para aquecer o corpo? ;)

      Eliminar
  4. ahahahahahaha ai o gato da quarta foto AHAHAHAHAHAHAHAHAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super zangado! Apanharam o gajo a fazer as coisas gordas... Os gatos fazem sempre caras manhosas quando vamos interromper as suas necessidades...

      Eliminar
  5. A primeira imagem é de um gato igualzinho a uma das minhas gatas (tenho duas).
    Chama-se Mel Maria, e é o animal mais doce do mundo. Já tem quase 4 anos e a outra quase 6.
    E eu morro de medo que elas me morram.
    É muito mais o que dão do que o que recebem. Mas a iminência de me morrerem mata-me.
    E estou neste ciclo vicioso. Por isso, percebo o teu, embora possa ter outras razões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou louca por gatos! Tive um igual ao primeiro que se chamava banana. Já tive imensos porque a minha mãe.... Pois.
      Cães pequenitos gosto, gostava de ter, quero ter, não sei... Gatinhos é mais fácil mas a ML só quer cães e dá-me conta da cabeça...

      Eliminar
  6. Eu andei anos e anos e anos a pedir um cão, ou um gato (sou pessoa de cães, confesso). Nunca tive. Nunca. E é das coisas que mais me entristece. Acabo a chorar sempre que vejo um cão. Sempre a pedir aos meus pais, eles sempre a recusarem. Agora tenho uma tartaruga, e adoro-a, é óptima. Mas quero tanto um cão ou um gato... Uvinha, pensa bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai ai ai... Tu não me faças isso! É uma cabala? Tenho a ML, a minha mãe e agora tu também??????

      Eliminar
    2. A sério, eu sei que só estou a ajudar à festa, mas é verdade. Os animais fazem tanta diferença, mas tanta... E principalmente cães e gatos, porque a interacção que se pode ter com eles é completamente diferente. E é tão bom.

      Eliminar
    3. Maravilha. Estou cheia de saudades.

      Eliminar
    4. Dizes isso porque não tens um gato que te come a aletria que acabaste de fazer, te parte coisas que gostas, que afia as unhas, às escondidas, na moldura do espelho que te custou uma pipa de massa, na parte que está tapada por umas molduras e que agora está pronto para ir para o lixo, que te morde (mas morde a sério) os pés quando te apanha a dormir, entre tantas, tantas, tantas outras travessuras! E depois quando as pessoas o vêem, derretem-se, dizem que é a coisa mais fofa deste mundo e que adorariam ter um igual. E o pior? O raio do bichano à frente dos outros desacredita-me completamente, é um verdadeiro anjo, logo as pessoas mal acreditam quando lhes digo que não é bem assim!

      Eliminar
    5. Ele é a reencarnação de um ex-namorado teu a quem fizeste a vida negra numa vida anterior...
      Dizem que os mauzões encarnam na gataria...
      Tu vê lá isso Bê.

      Eliminar
    6. A brincar, a brincar, há uns meses tive um pesadelo no qual o Dexter (o gato) conversava comigo e me dizia que era uma criatura especial do além e que só eu o conseguia ouvir ahahahahahah acordei aos gritos e durante um bom tempo tive verdadeira cagufa de ficar sozinha com ele :D

      Eliminar
    7. Hahahahahahahahahahaha
      Jura????
      Eu não digo? Eu sou bruxa!

      Eliminar
    8. Vai lá conhecer a peça, este post inspirou-me para mostrar ao mundo o outro lado dos doces animais domésticos!

      Eliminar
  7. Oh, vá lá, nem é uma decisão assim tão difícil. E as associações estão cheias de bichanos fofos para acarinhar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem cães sabe que é uma prisão. Tenho a minha mãe por perto para me salvar, mas um bicho não fica atrofiado de estar todo o dia em casa? Os cães precisam de correr e eu sou super lanzuda... E se se pega na rua com outro, daqueles que mordem muito? Eu tenho um medo atroz de cães grandes por ter sido atacada. Fico descontrolada e a chorar. Mas por outro lado até me fazia bem à fobia (que ja leva anos demais) e à menina. Para ela era um sonho... Raisparta!

      Eliminar
    2. Eu gostava de ter um cão, mas a parte de levar à rua também sei que ia ser um sofrimento para mim. Porque é que não entras em acordo com a pequena? Um animal, sim senhora, mas um que não dê tanto trabalho e que te agrade mais: um gato. Assim fica toda a gente contente e ela vai gostar do bichano, de certeza! :)

      Eliminar
    3. Essa coisa da rua é um suplício, que eu bem vejo as pessoas todas encolhidas a rogar pragas ao cão nos dias frio e de chuva...
      Um gato era lindo, mas a miúda quer um cão.
      A ver se os convenço..

      Eliminar
  8. Tive um gato durante 17 anos e, ao fim de três sem ele, ainda hoje quando descascava uns camarões comentei que se ele ainda fosse vivo já me tinha virado a cozinha do avesso. Ainda o sinto aqui e sem coragem para ter outro bicho de quatro patas. Ofereceram uma tartaruga ao meu filho e tem sido uma agradável surpresa. Cresce a olhos vistos, pede comida e parece feliz. Missão : vê - la chegar aos 45 cm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu chegou-me depois de uma grande, grande perda. Esteve comigo 14 anos. Depois ficou em casa da minha mãe porque o meu marido achava que era alérgico, mas afinal não era, e desde então tenho a casa fria. E o coração também. Tive uma tartaruga, mas desapareceu misteriosamente dois anos no quintal, depois apareceu outra vez, já uma mulher, e foi uma alegria!

      Eliminar
    2. :) eu não tenho quintal. Vou ter de desencantar uma tartarugueira gigante depois, quando o aquário já não lhe chegar. Tenho mesmo a sensação de que vai viver longos anos até porque não lhe falta mesmo nada, nem uma lâmpada para substituir o sol em dias cinzentos. Aquele pedir de comida sempre que me chego ao aquário dá-me cabo do coração. Não fazia ideia de que fosse assim. De facto, uma casa sem bichos... Olhe, nem sei que lhe diga. Se calhar fiquei agora aqui com um problema também.

      Eliminar
    3. Não se achegue perto da minha mãe que ela dá-lhe cabo do canastro...
      Deixa as pessoas de rastos... até parece que cometemos algum crime.
      TU NÃO TENS UM ANIMAL??????
      Vou chamar a polícia...

      Eliminar
  9. Tive um gato que se chamava Gato, uma cadelita que era Lobita e um cão, o Sebastião
    Pássaros houve muitos... resolvi não ter mais... quando partem dói como se fossem gente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opção bastante válida.
      Os animais ocupam um lugar muito especial dentro de nós.

      Eliminar
  10. Sempre tive gatos. Quando morrem , tenho como é natural um grande desgosto e penso que nunca mais vou quere nenhum. Mas, uma casa sem gatos é uma casa tão fria que acabo sempre por arranjar outro gatinho.
    Agora tenho dois, um bosque da noruega , com oito anos lindo e um pouco neurótico e um rafeiro cor de laranja, com dois anos, meigo, que não morde nem arranha ( a não ser ao colega gato).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre tive gatos também. Muitos. Ouriços, galinhas, pombos, ratos, tartarugas, coelhos, tive inclusive uma ovelha e um bode na casa dos pinheiros (a viúva porcina e o chico malta), tive uma cabra ... e ficava aqui a manhã toda.
      Mas na minha casa não tive nunca animais.
      E não é normal...

      Eliminar
    2. Também acho...quem gosta de animais tem que viver com animais. Dão trabalho, despesas , preocupações mas também toda a nossa vida, e não só os bichinhos, nos dá isso. E dão muitas alegrias...

      Eliminar
  11. Pronto, tens de ter. Mesmo. A miúda vai adorar. Eu, já tive duas cadelas, já passámos pela perda (muito doloroso, o meu miúdo ainda hoje reza por elas), e agora tenho um cão. Que os miúdos adoram, que parece um urso de peluche (estás a ver o Boo, o cão mais bonito do mundo? é esse), mas que na realidade dá trabalho. Tive a sorte de ter uma vizinha que faz todos os passeios (3 por dia) com ele, e que faz de dogsitty nas férias... Foi uma sorte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tenho, pois tenho. A miúda tem o gene da avó... tou tramada.
      Essa da tua vizinha é uma grande sorte.. e o cão é lindo, que maravilha!

      VOCÊS QUEREM DAR-ME A VOLTA À CABEÇA!!!! É UMA CABALA!

      Eliminar
  12. Os gatos dormem parte do dia e quando nós chegamos a casa não fazem muito estardalhaço a pedir atenção, são muito subtis. Um cão é mais complicado pois sofre muito com a solidão e precisa de ir a rua, além de ocuparem mais espaço e cheirarem a cão :))))). Eu tenho 2 gatos e um cão. O peixe foi comido pelos gatos após 6 anos de convivência e a tartaruga, ao fim de 18 anos em casa dei-a a uma amiga para ver se acasalavam. Não acasalaram, mas ficou lá de vacânces. era enorme e dava uma trabalheira lavar o aquário de 1 metro.... Ah! E tenho foi filhos que são como cão e gato. Tenho uma casa bem cheia e quente então :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cão é mesmo mais complicado.
      Mas tu tens uma quintalinho delicioso e eles podem respirar lá fora certo?
      Eu tenho duas varandas amarfanhadas, viradas a norte e frios como o raio..
      Isso da casa quente já deu para notar, com aquela cena da lareira e tal, ui!

      Eliminar
  13. Já te acompanho há meses e nunca comentei... mas hoje tem de ser! Eu não sou exemplo para ninguém, pois tenho 3 cadelas e dois gatos, todos abandonados. Entraram na minha casa temporariamente e pronto, foram ficando. São muitos, dão uma trabalheira desgraçada. Também tenho uma filha, que os adora e que tem crescido com valores, também por causa deles. Não se importa de não ter "aqueles" calças porque é preciso vacinar algum, por exemplo. Ainda agora tive os gatinhos doentes e é ela que me tem ajudado com eles, adoro vê-la a meter água, ração, vestir o casaquinho porque está frio... preocupa-se e tem atitudes para com eles do mais altruísta que pode haver :). Também sou voluntária numa associação e a minha filha também vai comigo, enquanto os coleguinhas dela vão para outros locais com os pais "mais limpos". É isto que ela gosta e a faz feliz.

    Acho que já tomaste a tua decisão :) se tens pena de ter um cãozinho sozinho todo o dia, arranja dois. Passam o dia acompanhados e o sentimento de culpa desaparece. Faz o que o teu coração mandar... o testamento já vai longo... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o que tem de ser... tem muita força!!
      Dois? Talvez um cão e um gato assim de rajada...
      Adoro testamentos, eu própria escrevo imenso e acho sempre o texto curto..
      Obrigada pela tua visita.
      Tu és parente da minha mãe.

      Eliminar
  14. "As mães são peritas nisto de meter folhagem seca na fogueira das dúvidas, caruma no fogo da comodidade e achas no braseiro do egoísmo." Que frase deliciosa... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      Tenho muita caruma lá na Casa dos Pinheiros. Foi disso que me lembrei...

      Eliminar
  15. Eu passei a minha infância e parte da adolescência a melgar os meus pais p termos um cão. Nunca tive. Agora q sou adulta compreendo perfeitamente os argumentos da minha mãe. Tb n acho q um apartamento seja lugar p um cão. Tb padeço de preguicite e n me imagino ir passear o bicho com 2 graus, uma chuva do catano e depois de um dia de trabalho. São uma prisão qd se quer ir de férias (já percebi q ai n seria o maior dos problemas ctg).
    Gosto mto de cães e gatos, mas acho q aqui a minha cria vai ter de se contentar com uns peixinhos dourados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Um cão pequeno e mesmo assim, ali o dia todo fechado cheio de energia...
      Tb tens preguicite.. pois...
      A miúda está impossível! I-m-p-o-s-s-i-v-e-l.
      E eu tou igual...

      Eliminar
  16. Um cão e um gato, assim de rajada parece-me muito bem :) assim deixo-te um conselho de quem lida com animais há anos. Ou vão os dois ao mesmo tempo, ou então primeiro o cão e depois o gato. Aliás, até te aconselho uma cadela, já que passas muito tempo fora de casa. Se tiver que fazer um xixi, não alça a pata contra os móveis e afins.

    As minhas cadelas tem um tapete, que utilizam em caso de extrema necessidade.

    Assim de rajada também, me parece que tens todas as condições e mais algumas para receberes animais na tua casa. Tenho a certeza que ia adorar conhecer a tua mãe :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este conselho é muito maravilhoso.
      Um tapete?
      Já ouvi falar numas coisas sim.. e punha na varanda ou isso...
      Uma cadela é o que a miúda quer. Suponho que para lhe meter uns laços ou assim...
      (a minha mãe é um ser do outro mundo...)

      Eliminar
    2. Sim, os cães gostam de "mijar" em tapetes :D
      Assim, nem tive trabalho a ensinar, tirei os tapetes da casa e coloquei 1 na varanda (tenho vários para ir trocando, né?). Elas só usam em caso mesmo de desespero, o que me deixa descansada no caso de ter que me ausentar muitas horas. Quem diz tapete, diz resguardo, jornal. Por experiência, o tapete para mim é perfeito :)

      As minhas 3 cadelas andam sempre de totós. E agora de inverno andam de camisolas cor-de-rosa. São umas fofinhas, passeio sempre as 3 ao mesmo tempo. Mas confesso que o meu único e grande medo é aparecer-me de repente um cão grande e dar cabo delas :(

      Eliminar
    3. Vou ver isso dos tapetes.
      Há uns próprios que até se põe gotas de xixi para eles irem cheirar e há cães que nem vão à rua. Fazem tudo nas caixinhas como os gatos.

      Eliminar
  17. Às vezes o destino e eles próprios encarregam-se de mudar essa situação! Vivia sozinha há uns 5 anos, com a mesma resistência ou "porque faço viagens" ou "porque ia passar muito tempo sozinho" (embora este seja um ponto importante e sensível!). Sempre tinha tido animais e fazia-me mesmo falta mas... Até que um dia a ir para casa depois do trabalho, num dia em que excepcionalmente não estava de carro, vi um gatinho minúsculo no meio de uma estrada onde ninguém se atreveu a parar e fazer alguma coisa. Tenho a Pancha quase há três anos :) Um gato, mesmo com algumas viagens pelo meio, é fácil de gerir. E é bom :)

    ResponderEliminar
  18. Tenho o cão da 2ª foto, um AKita Inú, chamado Kimi. Adoro-o, nem consigo explicar o quanto gosto daquele bicho, mas não vivo em apartamento e ele tem a liberdade de andar muito solto. Dentro de um apartamento ia ser muito complicado, é um cão grande, larga muito pêlo. Mas ninguém, ninguém mesmo, nos recebe como o nosso bicho, a alegria dele quando chegamos é comovente, o mimo que dá, a meiguice é tanta que aquece o coração. Mas é algo que requer tempo, trabalho, dá imensa despesa e é para a vida. Penso que deve ser uma decisão muito pensada e muito desejada e nunca imposta! Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óóóóóóó tens? É lindo, lindo.
      Parabéns.
      Mas o que eu tenho de fazer (e ainda não pensei nisso) talvez seja mudar de casa....

      Eliminar